Você já ouviu falar do Projeto Presença? Embora ele já exista há alguns anos, para muitas pessoas pode soar como uma novidade. Mas te adianto que ele é voltado para os beneficiários de programas sociais que tem filhos em idade estudantil. Se você quer saber um pouco mais a respeito sobre o Projeto Presença 2025 é só continuar comigo neste artigo.
Projeto Presença: O que é
O Projeto Presença foi lançado em 2005 pelo então ministro da educação, Fernando Haddad, com o principal intuito de aprimorar a coleta de informações do censo escolar, que é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e que gera a cada estudante um Número de Identificação Social (NIS) para facilitar o acompanhamento da frequência e unificar os programas sociais mantidos pelo governo, inclusive o Bolsa Família.
O Projeto Presença pretende melhorar a educação nas famílias de baixa renda do Brasil, e um dos principais fatores observados é a frequência escolar do aluno.
Através de um sistema online tem-se os dados da área de educação para os gestores e coordenadores que atuam no programa Bolsa Família e que são responsáveis por ela na região.
Benefícios do Projeto Presença 2025
Em outras palavras, através de um sistema informatizado os gestores e coordenadores do programa Bolsa Família repassam as informações relacionadas às frequências escolares diretamente para o sistema e, por conseguinte, avalia-se se o beneficiário deve permanecer recebendo o auxílio do Bolsa Família.
Além do mais com esse acompanhamento facilitado pelos profissionais é possível fazer o monitoramento direto do desempenho escolar de cada estudante que se encontra devidamente matriculado em uma escola da rede pública de ensino.
Com isso fica mais fácil auxiliar o governo federal na elaboração de políticas públicas com o intuito de melhorar os índices de ensino em todo o Brasil, mas não é só isso. Outros importantes benefícios são gerados pelo Projeto Presença, como se pode observar abaixo:
- Assegura maior credibilidade e transparência quanto ao funcionamento do programa Bolsa Família
- Auxilia na referência de prováveis violações dos direitos das crianças e adolescentes
- Facilita o acompanhamento do governo federal quanto a destinação de esforços para promover melhorias na educação básica
- Intensifica a periodicidade dos estudantes na escola, em especial aqueles que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Como funciona o Projeto Presença
Como já adiantei neste post, o Projeto Presença 2025 é um sistema criado pelo governo federal totalmente informatizado. Sendo assim é facilmente acessado pelos gestores em qualquer lugar e em poucos minutos. Porém, para utilizar a plataforma é necessário ter um cadastro prévio e para obtê-lo você deverá solicitar neste link.
Além disso deverá realizar o seguinte procedimento abaixo para se cadastrar/ fazer login no Projeto Presença:
- Acesse a plataforma para o cadastro no Projeto Presença clicando aqui
- Ao ser redirecionado você deve informar o número do seu CPF
- Depois digite o texto da imagem solicitada pelo sistema
- Agora aperte sobre “Enviar”.
Pronto, a partir deste cadastro você já pode inserir no sistema a escola e os respectivos estudantes.
Projeto Presença – Frequência Escolar e o Bolsa Família
Os beneficiários do Bolsa Família que queiram manter o direito assegurado a receber o repasse financeiro do governo precisam cumprir com várias regras e uma delas está diretamente relacionada com a frequência escolar do aluno, para as famílias que possuem crianças e adolescentes na sua composição familiar.
Sendo assim quem participa do programa Bolsa Família deve ficar atento a esse requisito. Caso contrário poderá sofrer algum tipo de punição, como as que listei abaixo:
- 1ª vez – Sofrer advertência, mas continuar recebendo o benefício normalmente
- 2ª vez – Poderá ter a suspensão do benefício durante um mês, mas o beneficiário poderá fazer a solicitação do recebimento do mês bloqueado após apresentar uma justificativa
- 3ª vez – Poderá ficar sem receber o beneficio por 2 meses, e mesmo que o valor seja liberado não será possível receber a quantia suspensa
- 4ª vez – Haverá o bloqueio da Bolsa Família por dois meses e sem a possibilidade de receber a quantia desse período
- 5ª vez – O benefício do Bolsa Família é cancelado e não poderá solicitar o recebimento novamente.
Agora que já sabe fique atento. Aproveite e compartilhe esse post com seus amigos.
Deixe um comentário